Entenda como o uso de tecnologia no setor de RH pode otimizar a funcionalidade da sua empresa e reduzir custos.
Contextualização
Realizar um processo de seleção de colaboradores é um problema na sua empresa? Selecionar currículos, realizar entrevistas, testes e, definir o perfil ideal para a vaga e para a cultura da sua empresa é um grande desafio.
Por isso, é de extrema importância ter um setor de Recursos Humanos (RH) que seja competente e tenha um sistema otimizado para realizar o processo. Sendo assim, para evitar contratações ruins e uma alta rotatividade de funcionário, é importante fazer o uso de tecnologia no setor de RH.
Mas, você sabe como pode aplicá-la a esse departamento? Vamos te explicar ao longo deste artigo.
Qual a importância de aliar a tecnologia ao setor de Recursos Humanos?
Com o avanço da tecnologia em todos os setores, principalmente na área que abrange o mundo corporativo, as empresas precisaram se adaptar a esses recursos para não ficarem atrás da concorrência e para ter uma otimização dos processos. Com isso, o RH também sofreu algumas alterações com a evolução dessa tecnologia.
Atualmente, tarefas como recrutamento, seleção e treinamento de candidatos já são realizadas com sistemas que facilitam o trabalho e ajudam o setor a alcançar com maior facilidade os objetivos da empresa. Ou seja, o uso de tecnologia no setor de RH auxilia no alinhamento das perspectivas da empresa.
Entre os benefícios da sua aplicação neste departamento estão:
Aumento na qualidade de comunicação interna
Com a utilização da tecnologia, é possível contar com ferramentas integradas, que auxiliam e facilitam a comunicação entre os funcionários e a integração entre os setores da empresa, já que através da implementação dos chatbots, assistentes virtuais e/ou plataformas de comunicação, o diálogo torna-se direto e sem ruídos de informação. Ou seja, esse tipo de tecnologia facilita o envolvimento da equipe.
Atuação mais ágil nos processos do setor de RH
Com o uso de tecnologia no setor de RH, os processos têm respostas mais rápidas e precisas, já que os dados estão armazenados de forma organizada e padronizada, facilitando o fluxo de operação e acesso a informações com maior facilidade.
Além disso, é possível também realizar a automação dos processos, já que arquivos de papel e outras atividades manuais podem ser eliminadas.
Facilidade em mensurar resultados
Com a facilidade de realizar o trabalho, já que a tecnologia está sendo utilizada como uma grande aliada, também fica mais fácil realizar a mensuração do desempenho dos colaboradores da empresa. Além disso, o RH ainda consegue avaliar o custo-benefício da mão de obra e os pontos de melhoria, facilitando a identificação do caminho trilhado pela empresa e sua posição perante os concorrentes.
Ou seja, utilizando as melhores estratégias, é possível alavancar o setor de RH do seu negócio e, com ele, traçar planos benéficos para o crescimento da sua empresa no mercado, ganhando ainda mais destaque e agilidade nos processos.
Melhores estratégias para utilizar a tecnologia no departamento de Recursos Humanos
Como podemos perceber, o uso de tecnologia no setor de RH pode ser um grande aliado para o sucesso de uma empresa, porém, é importante estar atento às mudanças e ao surgimento diário das ferramentas que auxiliam neste tipo de serviço para um melhor desenvolvimento desse setor. As principais ferramentas tecnologias capazes de auxiliar no trabalho do RH, são:
Sistema em nuvem
Neste tipo de processo, os dados dos computadores e informações digitalizadas são armazenados em um servidor específico. Com isso, as informações ficam disponíveis para acesso de qualquer lugar com internet. Este método poupa a memória dos computadores e ainda é considerado mais seguro do que outros tipos de provedores.
Canais de comunicação integrados
Os canais de comunicação integrados, sejam eles redes sociais ou comunicação interna, facilitam a otimização da colaboração dos funcionários e parceiros da empresa, pois com essa comunicação, fica mais fácil elaborar uma base de recrutamento promissora, por indicação dos colaboradores que já fazem parte do ecossistema e entendem perfeitamente o perfil dos funcionários que a empresa procura.
Big Data Analytics
Utilizando-se da Inteligência Artificial, o Big Data cria, armazena e analisa os dados gerados pelo RH e pela empresa em si e, com isso, organiza as informações, otimiza as tarefas e reduz os custos. Aqui, ainda é possível identificar os problemas em tempo real e os corrigir com agilidade e precisão.
Inteligência Artificial inovando processos
A Inteligência Artificial chegou para facilitar os processos de recrutamento e seleção. Ela consegue selecionar currículos automaticamente com características pré estabelecidas para determinada vaga ou entregar aos colaboradores documentos e informações solicitadas, por exemplo.
Por meio da IA, também é possível ter um controle de jornada automatizado com registros de ponto. Além de proporcionar uma maior facilidade de mensuração de pontos fortes e fracos de cada colaborador, descobrindo como é possível melhorá-los.
Nesse cenário, a gestão de pessoas fica muito mais simples, com acesso facilitado dos funcionários ao RH através de uma plataforma. Assim, entender quais são as necessidades e identificar as emoções, satisfação e insatisfação dos trabalhadores tonar-se uma atividade mais ágil e eficaz.
Ou seja, com a Inteligência Artificial é possível priorizar o bem-estar dos colaboradores.
Com a Inteligência Artificial desenvolvida pela OMOTOR, você irá reduzir o tempo de aprovação de solicitações ligadas ao setor de RH:
- Elimine requisições que extrapolam o tempo limite de aprovação;
- Não dependa mais de formulários em papel;
- Aumentar a produtividade desse setor !
Entre as nossas funcionalidades que irão otimizar a relação dos colaboradores com o setor de RH estão: possibilidade de abertura de todas as solicitações pelos canais digitais; integração com os sistemas corporativos da empresa; comunicação ativa e segmentada para colaboradores; análises quantitativas e qualitativas através de dashboards; atendimentos aos requerimentos da LGPD e GPDR e um atendimento humano integrado, via texto, voz e videoconferência.
Com a OMOTOR você conseguirá facilitar os processos da sua empresa através da tecnologia e reduzir os custos. Peça uma apresentação exclusiva pelo link abaixo: